quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Teatro na Escola Básica de Silvares - "Grupo de Contadores de Histórias e de Teatro

Grupo de Contadores de Histórias e de Teatro
EB de Silvares

O Grupo de Contadores de Histórias e de Teatro da Escola Básica de Silvares realizou a sua primeira apresentação no dia 15 de dezembro, pelas 14:00 horas no auditório da escola, aos alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Depois de um videoclip inicial com a música e letra de «Tempo p’ra quê», dos D.A.M.A, a apresentação do Grupo coube ao aluno do 9.º A João Aleixo, a que se seguiu a declamação de «Rifão quotidiano», de Mário-Henrique Leiria, pela aluna da mesma turma Micaela Pereira.
Seguiu-se a representação da peça de teatro «Açúcar ou veneno?», com a Diana Dória (7.º A) no papel de Amélia (a empregada), o Diogo Duarte (8.º A) no papel de Conde, a Micaela Pereira no papel de Condessa, Ana Pereira (9.º A) no papel de Carlota (filha), a Lara Teotónio (7.º A) no papel de Alda (a outra filha), a Adriana Mendes (9.º A) no papel de porteiro e o João Aleixo no papel de médico.
De seguida, o João Aleixo colocou uma adivinha ao público e como preâmbulo ou introdução aos temas da peça de Luísa Costa Gomes «Vanessa vai à luta» (consumismo e igualdade de género) surgiram em cena dois vendedores ambulantes ou feirantes, representados pelo Diogo Duarte e a Lara Teotónio. A personagem Vanessa foi representada pelas alunas Adriana Mendes e Ana Pereira (cenas 2 e 4, respectivamente), o irmão de vanessa pela Lara Teotónio (cena 4), a mãe de Vanessa pela Cláudia Reis (7.º A) e pela Micaela Pereira (cenas 2 e 3, respectivamente) e o pai de Vanessa pelo João Aleixo (cena 3).
Após a representação da peça de Luísa Costa Gomes, o Francisco Geraldes (9.º A) recontou «O Conto da Ilha Desconhecida», de José Saramago.
A apresentação do Grupo terminou com a dramatização da crónica de José Manuel Barata-Feyo «Foi assim que me contaram».  O Diogo Duarte e a Diana Dória interpretaram o papel de exilados e o Guilherme Martins (8.º A), em voz-off, leu a crónica.

A cenografia esteve a cargo do Francisco Almeida e do Rodrigo Antunes (9.º A), a Micaela Pereira e a Diana Dória foram as responsáveis pela sonoplastia e pela luminotecnia e a dramaturgia e a encenação couberam ao prof. Paulo Baptista.


Sem comentários:

Enviar um comentário