terça-feira, 27 de junho de 2017

Projeto de Psicomotricidade em Meio Aquático - Atividades

O Projeto de Psicomotricidade em Meio Aquático decorreu ao longo do ano letivo com uma sessão semanal às quartas feiras. Os alunos com multideficiência e autismo desenvolveram mais competências, sendo que conquistaram um maior controlo na respiração, avançaram para o salto e mergulho e alguns deles adquiriram já uma pré- natação. Outros, porem, desenvolveram a sua autonomia ao nível do movimento dentro de água, desinibição do tónus muscular, desenvolvimento da comunicação expressiva e autonomia no banho e vestuário.
É sem dúvida uma oferta de reeducação e terapia muito positiva. Queremos também destacar a importância do papel crucial das Assistentes Operacionais envolvidas, sem elas o apoio e o desenvolvimento do Projeto era mais dificil de realizar ou pelo menos com tantos alunos, relembro que dentro de água um aluno tem de ter uma adulto, ou seja um para um. Este ano contámos com a inclusão de mais uma aluna do Jardim de Infancia da Atalaia, que integrou o Projeto com a mãe e posteriormente com uma auxiliar. De destacar também o envolvimento profissional do Fisioterapeuta Pedro Belo no progresso que conseguiu com os alunos com autismo.
No Próximo ano iremos dar continuidade e abrir uma outra atividade em terapia Snoezellen em protocolo com o Núcleo de Pais em Rede do Fundão.
A coordenadora do Projeto Maria Leonor Neves













Sem comentários:

Enviar um comentário