segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação nas Atalaias

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO NAS ATALAIAS
Mais uma vez, a EB1 e o JI das Atalaias festejaram a Semana da Alimentação, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis.
Foi uma semana recheada de atividades diversificadas e que tiveram como objetivo central a mudança de hábitos alimentares na comunidade escolar. 
A enfermeira Susana Salvado esteve na escola para alertar os alunos para os cuidados de higiene a ter com a hora da refeição e com os alimentos que ingerimos. Falou ainda do enorme perigo que é a ingestão dos sumos/refrigerantes demasiado açucarados e que nos podem causar doenças, uma delas associada a estes erros alimentares, o caso da obesidade infantil e da diabetes.
Estes alertas ficaram mais consolidados com a apresentação de filmes e histórias relacionadas com a temática da semana.
Foi ainda convidada uma cozinheira do Centro de Dia da localidade de Póvoa de Atalaia para, junto dos alunos, explicar a importância do uso de farda na sua profissão, para preservar a qualidade e higiene das refeições que confeciona. A sua presença foi muito apreciada por todos pois, esta amiga, ensinou os alunos a confecionar gelatina com frutas para a sobremesa do terceiro dia da semana.
Os alunos do JI das Atalaias estiveram presentes na nossa escola para com os alunos de primeiro ano desenvolverem atividades no âmbito do projeto "Crescer de Mãos Dadas". Nesta visita, os alunos confecionaram ainda espetadas de fruta, depois da história apresentada "A menina que não gostava de fruta". Houve ainda oportunidade para a realização do jogo "Bingo das Frutas" e de uma atividade na área da matemática, cujo tema da semana não foi esquecido. 
A semana terminou com a visita da nossa amiga Dina, animadora da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, na "Hora do Conto" com a história "O dia em que a barriga rebentou. 
E como a semana foi muito divertida, na tarde de sexta-feira todos aprendemos a confecionar talassas/waffles com a ajuda de duas mães, a Célia e a Carla. Os doces só devem ser ingeridos em dias de festa e, por isso, o último dia serviu para festejar a Semana da Alimentação.

Prof.ªs  Filomena Afonso e Madalena Sousa


Sem comentários:

Enviar um comentário