sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Adaptação em Meio Aquático com Crianças com NEE



A Unidade de Apoio à Educação de Alunos Multideficientes do Fundão é um projeto da Escola Serra da Gardunha, criada no ano letivo 2003/2004, através de uma parceria com a Câmara Municipal do Fundão e outras entidades. A necessidade de dar resposta a alunos com deficiências múltiplas ou multideficiência, contemplada no DL 3/2008 como uma Modalidade Especial de Educação, (cap.V, Artº26), veio concretizar a sua abertura. Funciona na escola sede do Agrupamento de Escolas Gardunhae Xisto. Tem como recursos humanos duas professoras especializadas de Educação Especial, um fisioterapeuta, uma terapeuta da fala e duas assistentes operacionais. 

Os alunos desenvolvem o seu currículo na Unidade, visando a intervenção reeducativa e habilitativa de competências pessoais, sociais e académicas. A participação em aulas e atividades junto dos pares promove valores morais de cooperação, partilha e cidadania. A Unidade também tem alunos que, por razões graves de saúde, não podem deslocar-se à Escola, fazendo-se a intervenção por Videoconferência.
Psicomotricidade em Meio Aquático é um projeto da Unidade tem como objetivo uma reeducação biopsicossocial e educativa, o aumento do bem-estar físico, o controlo postural, a coordenação global, a normalização do tónus muscular, a melhoria das perceções táteis, a estruturação espacial e orientação, a autonomia e a autoestima.


Sem comentários:

Enviar um comentário